Cada fase da criança é muito importante, pois é um momento diferente de aprendizado. Os pais devem observar que cada brinquedo ou objeto tem sempre a indicação de idades, respeitando as limitações de cada período dos pequenos.

29/03/2017

De 9 a 12 meses - os brinquedos de tecido, borracha e plástico oferecem maior segurança para a criança que começa a se mover e a engatinhar. Brinquedos que emitem sons também são recomendados por aguçarem a audição, já que os bebês começam a demonstrar preferências por diferentes sons, nesta faixa etária.

1 ano - a criança passa a desenvolver habilidades manuais e corporais, então, brinquedos de encaixar, abrir e fechar, pegar, apertar, arremessar, estimularão a capacidade motora, a noção de espaço e a criatividade ao mesmo tempo através da descoberta de movimentos que produzem resultados como o de encaixe de peças.

2 anos - para aguçar a curiosidade nesta fase são indicados jogos de montar e para colaborar no desenvolvimento da coordenação motora, brinquedos de empurrar, como carriola de praia e de pedalar, como um tico tico são bem-vindos.

De 3 a 5 anos - fantoches, bonecos, caminhões com caçamba, carrinhos de bebê ou de supermercado são instrumentos para a dramatização dos contos de fadas e permitem que as crianças simulem situações do dia a dia. Brinquedos que remetam ao faz de conta estimulam a criatividade e a afetividade.

De 6 a 7 anos - nessa fase a criança começa a se socializar e a participar de atividades em grupo através dos jogos de competição com bola, pula cordas, amarelinha etc.

De 8 a 9 anos - é importante estimular o raciocínio e a memória com jogos de tabuleiro e quebra-cabeças, mas continuar incentivando atividades em grupo.

De 10 a 12 anos - fase que abrange atividades mais complexas que vão desde instrumentos musicais até produtos eletrônicos, mas cabe aos adultos incentivar atividades diversificadas como praticar esportes, para que não viciem em games eletrônicos.